quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Rh Como Mestre De Mudanças

Muitas vezes, nas atribulações de gerenciamento de processos e sistemas, as empresas acabam se esquecendo de que são os profissionais os grandes pivôs no momento da transformação de uma organização. São eles que podem constituir a grande massa apoiadora para o crescimento de uma companhia. É papel do RH atuar nesse cenário como um mestre de mudanças.

O espírito estrategista do RH é aquele que detecta como gerir mudanças quando a força de trabalho está sobrecarregada. Ele também ajuda todos os profissionais a estarem igualmente envolvidos na promoção dessa transformação, além de sinalizar quais são as melhores práticas para desenvolver uma competência interna de gestão de mudanças. Diferentemente de camuflar a real necessidade de lidar com uma nova situação, é necessário conhecer os problemas para poder agir sobre eles de forma estratégica e imediata. Liderar para que essas ações sejam concluídas com sucesso é função de um RH que atua em sintonia com as principais tendências de mercado.

Em termos práticos, esse RH deve construir e monitorar a capacidade de gestão de mudanças por meio do estabelecimento de uma equipe interdisciplinar que atue como consultoria interna sobre iniciativas de mudanças. Outra alternativa seria firmar uma sólida relação com uma empresa externa especializada. Acima de tudo, é necessário o monitoramento da seleção de projetos servindo como elo com os desenvolvedores do projeto.

Informar e estar bem informado no momento correto pode ser o elo fundamental para ajudar as unidades de negócio e equipes de projeto a superarem a resistência às mudanças por meio do fornecimento de experiências e recursos gerenciais. No mercado altamente competitivo de hoje, as empresas de maior sucesso são aquelas que melhor administram mudanças. Estão entre as líderes as empresas que capitalizam em mercados novos e emergentes por meio da introdução de produtos e serviços inovadores, constantemente em busca de uma melhora em suas competências e, acima de tudo, aproveitando a velocidade e a escala para ficar sempre à frente da concorrência.

Por Vicente Picarelli Filho

Vamos juntos??

Walter Chianca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.