quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O medo de falar em público.

Esse é um dos grandes desafios para alguns profissionais. Muitos, dominam demais o assunto, porém ao enfrentar um público considerável, se descontrola emocionalmente e peca.

É um fato!! É dificil sim falar em público. Mesmo para aqueles que já tem isso como rotina, sente aquele velho frio na barriga. Mas o que pode causar o medo durante uma apresentação frente ao público?

Não conhecer o assunto: quando não dominamos o assunto que vamos expor, sabemos que, durante a apresentação estaremos caminhando por um terreno desconhecido e sempre há possibilidade de encontrarmos alguns obstáculos que nos atrapalhe. Podemos encontrar algumas dificuldades como, esquecer alguns dados importantes, trocar informações indevidamente, não saber possíveis perguntas feitas pelo público, não despertar interesse do público... Esses problemas acontecem quando o assunto é novo ou quando é conhecido, mas não faz parte das nossas atividades comuns. Outros pontos que podem nos levar a temer em falar em público são: não ter prática ou experiência em falar, não se conhecer, o medo de sentir medo, pois a possibilidade de transparecer para o público as reações nervosas manisfestadas por um estado de tensão, inibe e assusta o orador. Para vencer tudo isso, esse grande medo, transforme o MEDO, de inimigo, num poderoso aliado. Dirija seus pensamentos para visualizar imagens positivas de uma fala bem sucedida. Faça sua auto estima trabalhar com você, como as nossas vitórias, os momentos difíceis que conseguimos superar, os bons trabalhos que executamos... Lembrem-se de tudo isso nos momentos que antecedem a apresentação, quando vierem dúvidas do que poderá ocorrer diante do público. Aceite o medo de falar em público como um estado natural e não confunda com covardia. Em todo início de apresentação o medo é mais atuante e o nervosismo é mais acentuado. Mas no nervosismo diminui com o andamento da apresentação. Até ficar mais calmo, fale com um volume de voz moderado, um pouco mais devagar, respirando a cada pausa.

Tudo vai dar certo. Prepare-se sempre e você vai arrasar diante do público.

Vamos juntos??

Walter Chianca

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário.