segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Feed Back

Feed back é uma troca, é um presente!

O feed back é uma critica construtiva, que precisa de muita habilidade e cuidados para que o objetivo final, o acordo entre ambos, seja cumprido.

Independente de hierarquia, cargos ou salários, o feed back pode ser aplicado por todos, para todos, desde que aja respeito e troca. A compreensão é fundamental. Quem dar e quem recebe feed back, precisa estar de coração aberto.

Como um presente, ele precisa ser dado de coração. Ao dar um feed back, escolha o melhor local, onde todos os possíveis sentimentos que venham aparecer possa ser extornado sem qualquer tipo de problema que venha impactar. No feed back, as reações são diversas. Podemos chorar e sorrir, por isso o ambiente é fundamental. Chame o interessado, como se fosse para um bate papo. Sente-se frente a frente. O olhar nos olhos, durante o feed back, é item essencial. Nunca desvie o seu ollhar, pois a segurança de olhar no olho ninguém vai tomar de você. Não demonstre impaciência, fixe na cadeira, não demonstre nervosismo. Comece o seu relato. Sempre e sempre, inicie pelos pontos positivos daquela pessoa. Todos tem pontos positivos e você dando feed back, o mínimo que você precisa é conhecer a outra pessoa. Inicie ressaltando os pontos positivos, fale, cite exemplos, sorria. Sempre solicite a opnião da pessoa que está recebendo feed back. Faça com que ele(a) se sinta responsável. Passando por todos os pontos positivos, entre nos pontos que serão necessários desenvolver. Uma dica: faça sempre um paralelo dos pontos negativos com os pontos positivos. E nunca fale: VOCÊ ERROU, VC ESTÁ ERRADO. Isso pode dificultar a finalização. Cite os pontos que a pessoa precisa desenvolver e finalize citando os pontos positivos novamente. Uma dica é sempre dizer que os pontos a desenvolver são muito fáceis diante de todos os pontos que ele ja desenvolve. Finalize, fechando um acordo. Faça com que quem está recebendo feed back, diga que vai melhorar. Estabeleça um prazo para as mudanças. Cumpra o prazo e cobre daquela pessoa na data acordada. Finalize o feed back com um bom aperto de mão e não esqueça, olhos nos olhos.

Acredito que é possivel tentar. Adote essas técnicas e o resultado será ainda melhor.

Vamos juntos?

Walter Chianca

Um comentário:

  1. Show de bola, tirei o bicho de sete cabeça que tinha a respeito de feed back !

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.