segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PREPARE-SE BEM PARA A DINÂMICA DE GRUPO

Procure entender as características e natureza do cargo para o qual você está se candidatando e liste as principais competências que, em sua opinião, serão mais valorizadas pelos selecionadores.
Tenham em mente quais são suas respostas para as perguntas mais comuns na entrevista de emprego.

Trajes:
A recomendação é usar roupa social. Algumas empresas, como agências de publicidade, vêem com bons olhos os candidatos que se vestem de modo criativo, inovador e irreverente. Mas são exceções.

Outros cuidados importantes:
Perfume – Escolha cuidadosamente sua fragrância e use-a com moderação. Não tome “banho de perfume”.
Cores – Tons clássicos são os indicados. O azul marinho, por exemplo, é impessoal e não desperta atenção indesejada. Fuja de cores como o vermelho, que é chamativo e não imprime confiabilidade. Lembre-se: sapatos sociais não combinam com meias brancas.
Higiene – Cabelos lavados e bem penteados, unhas limpas e cortadas, sapatos e pasta de trabalho sempre engraxado. Roupas bem passadas e igualmente limpas são fundamentais. Não há segunda impressão neste quesito.
Piercing e tatuagem – A maioria das empresas reprova o uso. Se você usa piercing vale a pena deixá-lo de lado por enquanto. A tatuagem deve estar coberta.
Maquiagem – Deve realçar a beleza. A artificialidade é um ponto negativo.
Bijuterias – Devem ser discretas. Se você é homem e usa brinco é melhor deixá-lo em casa.
Observação: As mulheres, principalmente, devem transmitir credibilidade e não sensualidade.

Nervosismo e a ansiedade
A ansiedade é encarada com naturalidade pelos selecionadores. O que pode levar a uma possível desqualificação para a vaga, diz ela, é o fato de o candidato não conseguir lidar, controlar ou equilibrar a ansiedade, o que pode comprometer o desempenho dele durante a dinâmica. Para evitar isso, recomenda-se chegar ao local do processo de seleção um pouco antes.


Mostre suas Habilidades
Procure entender muito bem as regras das situações propostas nas dinâmicas de grupo e antecipe o que poderá ser apresentado ou observado.
Se você estiver se candidatando a uma vaga de liderança, o que será observado será o seu papel na ação de todo o grupo. Nem sempre o que fala mais é o escolhido. O selecionado pode ser o que estimula os outros a falar.
Do mesmo modo, nem sempre o que ganha a “brincadeira” (jogo) ou o que dá mais sugestões para o produto, por exemplo, é quem ficará com a vaga. Você pode estar sendo observado pela capacidade de ceder nas horas críticas para que o grupo atinja os resultados. Por isso, nunca tente ser o que você não é. Se você não tem determinado tipo de comportamento, ele não aparecerá naturalmente em situações de brincadeira ou de pressão. Condutas “interpretadas” são fáceis de serem percebidas, pois geralmente são artificiais e exageradas.
Se possível, aproveite a dinâmica para conhecer outras pessoas e fazer networking. Utilize informações de sua experiência pessoal para explicar as ocorrências e reflexões que surgirem na dinâmica de grupo, caso seja questionado sobre algo que não esperava.


Vamos juntos??

Walter Chianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.