segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os Temperamentos no RH

Achei esse artigo muito interessante e resolvi dividir com vocês:

Não se trata de nada muito recente. Na verdade, os temperamentos começaram a ser desenvolvido pelo médico e filosofo grego Hipócrates a 400 anos Antes de Cristo, onde ele expôs a teoria em que há basicamente 4 tipos de temperamentos resultados de quatro fluídos orgânicos que predominavam no corpo humano, ou seja, o Sangue – para os SANGUINEOS, a Bile (do sistema digestivo) para os COLERICOS, a fleuma para os FLEUMATICOS e a bile preta, provavelmente a bile fecal, para os MELANCOLICOS. Embora o conceito de que o temperamento seja determinado por um fluido orgânico foi superado há muito tempo, essa classificação de elementos ainda pode ser amplamente utilizada, conforme se poderá ver abaixo.

Antes de qualquer coisa, acho bom ressaltar que o temperamento é uma COMBINAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS com as quais nascemos e que afetam os nossos procedimentos. É diferente de CARÁTER que é o verdadeiro “eu”, ou seja, a “essência secreta do coração” como resultado do temperamento natural moldado pela disciplina e educação recebida na infância pelos comportamentos básicos, crenças, princípios, motivações, etc.. Temperamento também é diferente de PERSONALIDADE, haja vista que essa seria mais o semblante externo de nós mesmos, que pode ou não ser igual ao nosso caráter, dependendo de tão autênticos sejamos. Em resumo, personalidade é a nossa fachada.

Foi justamente ao conhecer o meu temperamento COLÉRICO que me trouxe ao mundo do empreendedorismo. Os coléricos gostam muito de planejar com objetividade. Eles têm facilidade de entender as coisas. Não costumam fazer analises muito demorada, pois preferem uma avaliação rápida e quase intuitiva. Também são pessoas muito combativas, fortes e enérgicas. Confiam muito em si mesmo e desanimo não e com eles. Embora não costume e nem goste de dar sinais de afeto, eles o possuem de uma forma muito elevada, embora não se compadecem facilmente com os outros e nem demonstrem ou expressem compaixão com espontaneidade. Frente aos outros, gostam de mandar. Têm iniciativas e coragem. Embora sejam extrovertidos, o são com menos intensidade que os sanguíneos.

TODOS OS TEMPERAMENTENTOS têm inúmeros pontos positivos e também negativos. O COLERICO não e exceção: Costuma recusar auxílios fazendo eles mesmos o que a equipe o faria, é mandão, quer ser o primeiro em tudo e também reconhecido como tal. Os coléricos, em cargos superiores podem amargurar a vida de seus subalternos se não souberem governar seu temperamento, pela obstinação de suas ordens, costumam ser incessíveis e muito duros inclusive consigo mesmo. Também despreza o ordinário e o medíocre mas o faz com orgulho, pois é caprichoso e egoísta. Julga que sempre está com a razão e não admite que o contradigam, chegando a tudo isso, não raras vezes acometidos por uma ira exagerada.

Para os cargos da área comercial, resolvi escolher os Sanguíneos. A paixão predominante do sanguíneo é a afetividade. Daí sua inclinação para dedicação e o amor ao próximo e a si mesmo. Ele encara a vida com muita serenidade. É otimista, não dá atenção às dificuldades, mas confia cegamente no feliz êxito. Afasta naturalmente tudo o que poderia entristecê-lo e amargurá-lo. É um brincalhão nato e brinca com todos indistintamente de cargo ou função. Além de tudo, é alegre e afável, sabe entreter as pessoas, é atencioso e obsequioso, presta favores com serenidade e alegria. Esquece as injúrias e não consegue guardar rancor. Seus pontos negativos são a vaidade e a complacência de si mesmo. Gosta de se contemplar, estão sempre na frente de um espelho, tem inclinação para a inveja e ao ciúmes. Também são muito inconstantes, deixando-se seduzir facilmente. Seu entusiasmo pode morrer bem depressa.

Para os cargos da área administrativa optei em utilizar pessoas com temperamento melancólico, pois eles são muito afetivos, sendo que essa afetividade vem com muita reflexão que sempre são pesadas no mais profundo do âmago das questões. São analisadores natos, procuram constantemente pelos detalhes, possuem muita criatividade (é o temperamento de grandes artistas), embora tomem decisões devagar, o fazem após profunda avaliação de resultados e age de acordo. Seus defeitos são, o retraimento, depressão, sentimento de rejeição e exclusão. São rápidos para se magoarem e lentos para perdoar, e muitas vezes apresentam um comportamento mal-humorado, deprimido e retraído.

Para os cargos da área pedagógica, optei por profissionais de temperamento mais voltados para o fleumático. Ele é o tipo de pessoa que não se abala com nada. Trabalha lentamente, mas com assiduidade e constância. Não se perturba e nem se irrita facilmente. Permanece sempre tranqüilo e discreto, mas é dotado de juízo prático. Não conhece grandes paixões nem sentem grandes exigências pela vida. Por outro lado, é propenso à preguiça, a negligência no cumprimento dos deveres. Não possui grande energia nem se inclina a ter um ideal elevado. Também não está livre da inveja diante do sucesso alheio.

Esse foi o meu primeiro momento. Como disse anteriormente, todas as pessoas tem um pouco de cada temperamento, seja do lado positivo seja do negativo. Geralmente a pessoa possui um temperamento mais saliente seguido de outro um pouco menos saliente. Foi esse lado mais “saliente” que busquei nas entrevistas que realizei.

Também não é aconselhável que em determinado departamento tenhamos um único tipo de temperamento. O ideal é que cada departamento possua uma mescla entre todos os temperamentos para se atingir um padrão mais estável e confiável, mas isso tudo virá em outro momento.

Também gostaria de informar que os elementos, que citei acima, tratam-se apenas de um resumo, e que os temperamentos merecem um estudo mais profundo e analítico, para que se possa extrair maiores e melhores resultados.



Sobre o autor:

Flávio Manoel dos Santos é Empresário, contabilista de formação, exerceu por muitos anos funções executivas em médias e grandes empresas, exercendo os cargos de Diretor Financeiro e Diretor Comercial. Atualmente é proprietário de duas franquias Microlins, e duas escolas de cursos Supletivo.


Vamos juntos???

Walter Chianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.