quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O terror chamado ABSENTEÍSMO

Hoje um dos grandes vilões de indicadores das empresas, chama-se absenteísmo. Mas como trabalhar esse indicador que mede as ausências ao trabalho? Sejam faltas justificadas, injustificadas ou mesmo atrasos e falta de compromisso, como trabalhar com isso? O indicador de absenteísmo é medido em cima da quantidade de horas previstas naquele mês, sobre a quantidade de horas realizadas. Mas quais os principais motivos que levam um colaborar gerar absenteísmo em sua equipe? Tenho mais de 8 anos em operações de Call Center e com esse tempo, consegui perceber alguns fatores que podem melhorar esse indicador. Aprendi e prego que absenteísmo é sim um problema de gestão. Ao não ser atingido, ele precisa de justificativas e fatos para analisarmos todas as causas. Muitas vezes estive a frente de equipes com um alto indicie de absenteísmo. Tratava sempre com reuniões, identificando as principais doenças, aplicando advertências em caso de faltas injustificadas e atrasos e NADA mudava. Chegou um momento que percebi que o problema de absenteísmo da minha equipe, não estava com eles, o problema de absenteísmo era a minha gestão. Foi fato, no momento que consegui identificar que o problema estava comigo, comecei adotar ações para mim e executar com a minha equipe. Percebi que um atestado, uma falta, geralmente é uma máscara para outros motivos, como desmotivação, falta de parceria e acompanhamento. Como plano de ação, me aproximei mais da minha equipe. Tentei identificar e perceber deles o que eles precisavam. Dobrei a atenção. Fiz reuniões motivacionais, desviando o foco METAS e entrando no foco RELACIONAMENTO. COnheci meus colaboradores fora da empresa. Senti suas necessidades, procura saber o que acontecia em suas vidas. Interagia diariamente. Percebi que um simples beijo na cabeça, era o suficiente para um excelente dia de trabalho para alguns colaboradores. AValiei a empresa como um todo, percebendo se o clima, o ambiente de trabalho era agradável para aqueles funcionários. Para que o colaborador venha trabalhar, ele precisa se sentir bem na empresa que presta serviço. A empresa precisa ser acolhedora. Assim, começou essa relação de aproximação, de afeto e parceria. E como um bom líder colhi frutos. A partir do momento que nos aproximamos, que os nossos colaboradores nos sentem mais próximos, no momento de cobrar sobre alguma meta ou algo que precise ser feito, a relação é tranquila e executada com toda dedicação. Façamos assim: ao falar em absenteísmo, pense sempre em gestão, ou seja, na sua gestão. Traga a responsabilidade para você, aproxime-se da sua equipe. Se a equipe estar bem e 100% presente, isso é resultado do seu relacionamento com eles.

Por Walter Chianca
Gestor em Recursos Humanos,
Coordenador de Operações em Call Center.

Vamos juntos??

Walter Chianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.