Recursos Humanos

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sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aparência no local de trabalho

Como gestor de call center a um certo tempo, venho acompanhando a evolução das pessoas dentro das organizações no que diz respeito a forma de se vestir dentro do ambiente de trabalho. Sempre fui muito exigente com isso, pois a apresentação pessoal é algo marcante e muitas vezes, ainda como desconhecido, a forma como você se veste vira a referência. Hoje estou como coordenador de operações de Call Center, porém quando fui atendente sempre priorizei a forma de me vestir e me apresentar. O primeiro ponto que fazia me vestir bem, era estar motivado em ir ao trabalho. Geralmente você se arruma quando vai para uma festa, para um encontro... E com o trabalho não pode ser diferente. Estando bem com o trabalho, estará bem com você mesmo. Os rapazes irão colocar uma boa calça, uma boa camisa um bom sapato. As moças irão caprichar na maquiagem e chegarão ao local de trabalho como um destaque em apresentação pessoal. Ainda como desconhecido, uma das suas referências pode ser a forma que você se veste. O coordenador pode falar: " esse atendente com o melhor resultado em monitoria é aquele que sempre vem bem vestido, com a barba sempre bem feita e o cabelo cortado?" Essa é uma boa referência, pois além de estar com bons resultados se destaca pela sua aparência. Seria chato o coordenador falar: " Esse atendente que está com alto índice de absenteísmo é aquele que sempre vem com aquela calça rasgada, com uma camista branca básica e uma sandália?". Não é uma boa referência. Nas minhas equipes sempre observei a aparência desde o momento da seleção. Não se trata de preconceito, mas falamos em um mercado de trabalho competitivo e qualquer fator faz a diferença. Imaginem vocês em uma grande empresa e o supervisor propõe uma reunião com um cliente contratante. Chama a sua equipe e percebe a nídida diferença entre você e os demais integrantes da equipe, no que diz respeito a forma de se vestir. A qualquer momento do dia pode acontecer uma reunião, que você precisa estar preparado, tanto em conhecimento, como também na forma que se veste e se expressa. Cargos de chefia, jamais podem falhar nesse item. É fundamental que supervisores, coordenadores, gerentes e diretores estejam sempre bem vestidos. Não falo em artigos de luxo, roupas caras; falo de boa aparência. Uma boa calça jeans, uma camisa bem passada, um sapato fechado e um blazer, deixam a pessoa elegante. Dentro de uma operação de call center, por exemplo, o primeiro impacto é o visual. os cargos de chefia precisam se destacar também visualmente. Fica a dica, para os rapazes atendentes: uma calça jeans, uma camisa bem passada, um sapato fechado, barba feita, cabelo cortado e um sorriso no rosto são fundamentais para o seu ambiente de trabalho. Para as moças atendentes: uma boa calça (evite saias), uma blusa sem decotes, uma sandália ou sapato fechado, uma maquiagem discreta e um lindo sorriso no rosto, fazem a diferença no seu dia a dia. Para os gestores, elegância é fundamental, precisamos realmente caprichar para que nossos subordinados possam se espelhar em alguém. Gestores não devem esquecer que diariamente nos deparamos com os nossos clientes, fornecedores e os nossos chefes, que são exigentes desde o primeiro momento que nos recebem.

Por Walter Chianca
Gestor em Recursos Humanos;
Coordenador de Operações em Call Center.

Vamos juntos???

Walter Chianca.

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