quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Trabalhar em equipe. Você consegue?

http://www.youtube.com/watch?v=qf0qkBJCNGk&feature=related

É extremamente comum ouvirmos as organizações falarem sobre trabalho em equipe, time...
Mas você, fazendo uma auto análise, consegue realmente trabalhar em equipe? O seu resultado é também o da sua equipe? Os seus colegas de trabalho preocupam-se com os seus resultados? Quais incentivos você aplica para que sua equipe consiga os resultados esperados? As pessoas da sua equipe lhe enxergam como um líder?
Percebemos em algumas colaboradores uma ação nata em ajudar as pessoas, de lidererem grupos e terem uma iniciativa perceptível. Tendos essas qualidades ja dentro de si, de uma educação que vem de casa, teremos, com certeza, grandes formadores de opniões dentro das organizações. Porém nem todos adquirem isso nos ensinamentos de casa, escolas ou faculdades. É preciso vivenciar no seu local de trabalho para enteder que trabalhar em equipe não é um diferencial e sim uma obrigação para a busca de excelência nos resultados e um bom relacionamento.
Não se faz um trabalho sozinho. O que você produz é um início de um grande ciclo diante dos seus pares que estão com os mesmos objetivos. Para se sentir confortável com o trabalho em equipe é preciso que você entenda os benefícios que essa ação pode trazer. Seguem algumas dicas:
- Faça uma parceria com os todos os colegas de trabalho;
- Conheça as dificuldades de todos que trabalham com você e ajude sempre;
- Nunca pense que você é o melhor por ter os melhores resultados;
- Se o seu resultado está ruim, seja humilde, solicite ajuda. O diferencial é aprender sempre;
- Aprenda a dar e receber feedback com os seus pares;
- Crie um relacionamento com todos os membros de sua equipe, respeitando as particularidades de cada um, sejam boas ou ruins;
- Respeite. Você não é obrigado a gostar/amar as pessoas da sua equipe, porém o respeito é fundamental para um bom relacionamento;
- Se torne um líder da sua equipe. Dê ideias, sugestões, seja proativo. Se perceber que os resultados estão ruim, não espere piorar, você é tão responsável por aquele trabalho como todos que os rodeia.
- Trabalhe com vontade, faça sempre o melhor;
- Procure conhecer um pouco dos seus colegas de trabalho fora da empresa.
- Seja maduro ao receber um feedback negativo;
Trabalhar em equipe nos traz excelentes resultados. Não é possível que apenas uma pessoa, em uma equipe de vinte consiga o número esperado. Compartilhe o saber.
As reuniões, principalmente idealizadas pelos líderes, são fundamentais para deixar espaço aberto para que todos de sua equipe opinem , critiquem e solucionem problemas. Compartilhar as dificuldades com uma equipe madura traz resultados fantásticos. As ideias dos nossos colaboradores são fantásticas, geralmente eles pensam em coisas que jamais pensariamos. Unir forças é um trabalho difícil principalmente quando temos gigantes em nossas equipes. Porém para trabalhar com gigantes precisamos de força para liderar. A sintonia da equipe deixa o trabalho leve e os resultados cada vez melhores
Trabalhem em equipe. Juntos somos sempre melhores.

Walter Chianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.