domingo, 12 de agosto de 2012

Como elaborar uma campanha Motivacional.

Um dos grandes diferenciais de um bom gestor é ter a capacidade de elaborar uma boa campanha de incentivo/motivacional para a sua equipe de trabalho. Colaboradores vivem em uma intensidade de atividades, com uma dose de pressão relacionada principalmente a metas e compromissos. Para isso é extremamente importante que os gestores envolvam seus liderados em atividades motivacionais com a finalidade da busca de resultados excelentes. O gestor, precisa ser inteligente para que uma campanha motivacional, tenha seu começo, meio, fim e acima de tudo, retorno. Não adianta elaborar uma campanha que não se terá condições de manter ao longo do tempo estipulado. O simples faz uma grande diferença. As ações precisam ser entendidas pelos envolvidos para que o foco não seja desviado. Para começar, analise sua equipe. Veja qual o ritmo que seus colaboradores estão. A campanha precisa ser elaborada de acordo com o perfil e momento dos colaboradores. Se a equipe não está atingindo alguma meta, deve-se direcionar para os objetivos esperados. Avalie também o perfil pessoal de cada integrante de sua equipe para que o envolvimento seja de todos. Toda campanha tem que ter um objetivo. Assim todos saberão onde deverão chegar e com qual custo/valor. Explique o como esses objetivos devem ser alcançados. Esse é o momento de direcionar. Se precisar envolver pessoas, materias, dinheiro, deixe isso sempre claro. Direcione as atividades da campanha com o passo a passo. Após a elaboração e explicação do passo a passo, estipule o prazo. Lembrando que campanhas muito complexas e com prazos longos, para colaboradores com atividades intensas e que precisam de resultado em curto prazo, não irão funcionar. Ao estipular o período, informe o dia exato das premiações, informações ou repasse dos destaques. Aqui entra a credibilidade da campanha. Colocou a data, tem que cumprir. Chegando a data final da campanha, com o dia da entrega das premiações chame todo o grupo e dê início a entrega. É importante, antes de começar rêler a campanha para todos para que se firme ainda mais o compremisso de que todas as etapas foram devidamente executadas. Seguindo essas dicas suas campanhas serão um sucesso. Uma dica importante: nunca deixe a sua equipe a cumprir metas em troca de premiações extras. Todos devem estar cientes de que campanhas motivacionais são incentivos extras e utilizadas como uma habilidade estratégica para o momento. O incentivo é um retorno de um trabalho já previamente bem sucedido.

Walter Chianca

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