quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O líder do século 21

Entender sobre o comportamento das pessoas
e criar um bom ambiente de trabalho já faz
parte do papel da chefia da geração 2011.


Duas preocupações fundamentais devem fazer parte da rotina dos atuais líderes das empresas. Uma delas é assegurar a geração de resultados de acordo com os objetivos propostos pela organização, seja o lucro financeiro ou outros objetivos para o caso de organizações sem fins lucrativos. O outro lado é cuidar do binômio pessoas/processos. Esta concepção é do sócio-diretor da Relatom – Inteligência em Gestão, Marcelo Maulepes, que possui mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial.
Para ele, o líder do século 21 é aquele que entende de estratégia e de pessoas. "A responsabilidade do profissional de liderança é entender de estratégia e de gente. Para entender de estratégia precisa conhecer muito do negócio. Entender de pessoas passa por conhecer o que motiva os liderados e tentar alinhar as expectativas deles com os objetivos estratégicos da organização, gerando assim um ambiente motivador produtivo", afirma Maulepes. É papel do líder estar atento ao desenvolvimento dos colaboradores, ajudando-os a progredirem e proporcionando acesso ao conhecimento e a informação. "Os líderes de fato conhecem e cuidam destes fatores, mas nem todos estão preparados para a função", alerta.
Liderança com eficiência
Capacidade de liderança é uma fator inato em qualquer ser humano. Todos já nascem com esta habilidade em potencial. "Todos temos a característica liderança impregnada em nosso ser, alguns a apresentam com mais naturalidade e outros precisarão desenvolve-la. Assim, liderar é algo que pode ser aprendido e ensinado", explica Maulepes.
Para quem deseja desempenhar um bom papel de líder nas organizações, o conselho do consultor é procurar desenvolvimento constante e entender o que é esperado de sua função. Além disso, precisa ser uma pessoa moldável, que goste de aprender e não se prenda a ideias fixas. "O ambiente de trabalho é profundamente impactado pelo humor e pelo estilo de atuação do líder, entenda ele ou não este fenômeno. Estar preparado para assumir o desafio de ser líder é também promover o bem-estar dos liderados para gerar melhores resultados", conclui Maulepes.


Fonte: www.calltocall.com.br

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