sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aumente suas chances de ser contratado

Torne seu currículo competitivo
O currículo serve para que a empresa tenha idéia de quem você é. Mas não se preocupe em preencher três folhas. Currículos diretos e enxutos são mais apreciados. O mais importante é destacar atividades que façam parte da sua vida e personalidade. As informações serão verificadas na entrevista e podem prejudicar caso pareçam ter sido colocadas de maneira falsa ou forçada.

Confira algumas dicas:
 
Não minta: Bons recrutadores costumam checar informações sobre cursos e outras atividades realizadas.
 
Seja conciso: Use, no máximo, duas ou três páginas.
 
Apóie o seu plano de carreira: Aponte seus projetos profissionais a curto, médio e longo prazo e descreva de que modo e quando pretende atingi-los
 
Cuide da gramática e da digitação: Erros de digitação e, principalmente, de gramática são fatais para suas pretensões em qualquer empresa. Se tiver oportunidade, peça para um especialista em gramática analisar o currículo.
 
Facilite a leitura: Disponha as informações de forma clara e objetiva, sem utilizar fontes rebuscadas e diagramações complicadas. Lembre-se: seu currículo só tem 40 segundos para impressionar o recrutador.
 
Seja claro quanto ao objetivo: Os dados devem dar consistência aos objetivos profissionais. Não adianta relatar toda a experiência na área financeira ao pleitear vaga no setor de saúde.
 
Mantenha-o atualizado: Tenha o currículo seu sempre atualizado com os novos cursos, projetos e outros experiências para enviar aos recrutadores assim que solicitado.
 
Agora, confira o que incluir no currículo:
 
Áreas de interesse - Caso você queira trabalhar em outros setores além daquela para qual a vaga está direcionada, deixe claro no currículo. Muitas vezes, o selecionador tem conhecimento de outras oportunidades dentro da empresa.
 
Dados Pessoais - Não se preocupe em colocar dados de documentos, como número de RG, etc. O importante é seu nome, endereço, e idade
 
Escolaridade - Se você está estudando, não deixe de incluir o mês e ano de entrada na instituição e o mês e ano previsto para término do curso
 
Experiência Profissional - Coloque os últimos empregos, mesmo que fora da área de atuação. Coloque o nome da empresa, o tempo em que trabalhou e descreva, resumidamente, sua função.
 
Estágios - Coloque os que tiveram relação com a área e que realmente tenham sido produtivos.
 
Monitorias, pesquisas, participação em projetos - Informe qual foi seu envolvimento e quanto tempo dedicou a eles. Não esqueça de mencionar quem era o orientador.
 
Cursos de especialização - Cite todos os que tenham relação direta com a vaga pretendida.
 
Palestras e seminários - É interessante incluir desde que estejam relacionados à área de atuação. Aqueles que forem de assuntos diversos, inclua como atividade extra-curricular.
 
Idiomas - Só vale a pena citar se você tiver conhecimento médio para cima.
 
Trabalho voluntário - Seja cuidadoso. Cite apenas se estiver realmente comprometido com o projeto.
 
Artes e esportes - A seleção do que entra é definida pelo quanto você está envolvido. Fazer parte do time oficial da Universidade ou tocar em uma banda pode mostrar que você tem afinidade para trabalhos em equipe. Mas jogar futebol esporadicamente é bem diferente.
 
Por fim, veja quais são os maiores erros:
 
Abreviaturas: Seu currículo deve ser breve. Muitas abreviações podem não ser compreendidas pelo recrutador.
 
Assinatura: Você não está preenchendo um cheque, por isso não assine o currículo. Como você está enviando o documento, subentende-se que você tem ciência das informações.
 
Data de emissão do currículo: Colocando a data, o currículo corre o risco de parecer velho. Deixe para imprimi-lo quando solicitado.
 
Fotografia: A não ser que você esteja se candidatando a uma vaga de modelo, sua fotografia é totalmente dispensável.
 
Hobbies, Lazer e outros interesses: No Brasil, esses hábitos não são levados em consideração, mas em países como a Inglaterra essas informações têm importância. A não ser que você esteja enviando o seu currículo para empresas de fora do país, não use este recurso.
 
Parágrafos longos demais: Deixe sua veia poética de lado e use, no máximo, duas linhas por parágrafo.
 
Pretensões salariais e de benefícios: Deixe esta informação para ser discutida durante a entrevista.
 
Referências anteriores: Indicar pessoas para falar do seu passado é um perigo. Ninguém gosta de ser incomodado sem ser avisado. Por isso, notifique essas pessoas sobre as suas intenções. De qualquer forma, só o faça quando solicitado pelo recrutador.
 
Viagens a passeio: A não ser que sua viagem tenha sido a trabalho, não cite nada sobre seus passeios no exterior.
 
Saiba como se portar na hora da entrevista
 
A entrevista de emprego é um passo importante para a conquista da nova colocação. Não há um modelo infalível sobre como agir. No entanto, algumas dicas ajudam a aumentar as chances sem cometer erros tolos.
 
ANTES
- Informe-se sobre a empresa: Vale a pena navegar pelo site da companhia e ter visão geral das áreas de atuação, nacionalidade, áreas geográficas envolvidas, posicionamento, faturamento, clientes, principais concorrentes etc. Fique atento para notícias recentes, como venda ou aquisição de unidades de negócios.
- Saiba com quem você irá conversar: Sabendo o nome correto, cargo e função do entrevistador você pode se preparar melhor. A entrevista com uma pessoa de RH tem caráter e objetivo diferente da feita por aquele que será seu chefe direto.
- Atenção à aparência de suas roupas: Tenha em mente qual a roupa que usará no dia a dia da empresa, caso seja selecionado e tenda para uma opção mais formal. A regra não vale para locais mais descontraídos em que vestir-se informalmente é visto como uma criativo. Na dúvida, não hesite. Ligue para a empresa e pergunte a uma secretária ou recepcionista como normalmente as pessoas vão vestidas para o trabalho.
 
NO DIA
- Não deixe de ler os jornais: Um acontecimento que está nas manchetes dos jornais pode ser citado durante a entrevista e nada pior do que você não estar preparado para comentá-lo.
- Não se atrase: Nada pior para uma primeira impressão. Caso aconteça, peça desculpas, dê uma explicação curta e convincente sobre o que provocou o atraso e pergunte se ainda é possível realizar a entrevista naquele dia ou se preferem remarcar. Se a entrevista envolver uma dinâmica de grupo ou uma atividade que envolva outros candidatos, pode esquecer, você perdeu a chance. E vá preparado para esperar. Você não pode atrasar, mas a pessoa que vai te entrevistar pode.
- Leve uma cópia de seu currículo: Não importa se você já mandou uma cópia por e-mail, fax, correio ou mesmo pessoalmente. No dia da entrevista tenha a sua cópia em mãos.
 
DURANTE
- Não fume: Mesmo que o entrevistador fume ou te deixe à vontade para isso. Mas ao ser perguntado sobre se você fuma, responda a verdade.
- Evite entrar em temas polêmicos: São temas que podem levar a posturas mais radicais e em nada contribuem para o objetivo da entrevista.
- Desligue o celular: Se você tiver algum motivo realmente significativo para deixá-lo ligado durante a entrevista explique-o para o entrevistador antes da conversa começar, desculpando-se.
- Atenção à linguagem: Tenha em mente que você não está conversando com um amigo. Por isso, evite gírias e jamais fale palavrão. Converse de maneira respeitosa com o entrevistador e atenção para não cometer erros de português.
- Cuidado com o que você fala e como fala: Procure não fazer nada que atrapalhe a entrevista, com comportamentos estranhos, como ficar sério demais ou tentar parecer engraçado e fazer piadas. Falar alto, muito rápido ou devagar demais também pode ser inconveniente. Preste atenção ao que o entrevistador está falando e responda o que lhe foi perguntado, evitando o erro básico de ocupar o tempo da entrevista com coisas que o entrevistador não quer saber.
- Não minta: Seja em qualquer situação, sobre qualquer coisa que lhe for perguntada, inventar algo, afirmar ter mais conhecimento em línguas do que realmente tem são coisas que facilmente serão descobertas e a perda da confiança será imediata e irreversível.
- Não tome a iniciativa de levantar a questão salarial: Na maioria da vezes, o valor do salário e benefícios envolvidos serão discutidos em outro momento, já na fase final de seleção. Espere o assunto ser abordado por quem está lhe entrevistando.
 
DEPOIS
- Não fique cobrando resposta do entrevistador: Se quiser, pergunte ao entrevistador, no final da conversa, como será feito o contato após a decisão sobre a vaga e se você pode entrar em contato para saber o resultado. Caso a resposta seja afirmativa, combine quando este retorno poderia acontecer e ligue no dia acertado. Caso contrário, não ligue.