domingo, 2 de setembro de 2012

Como se comportar no 1º dia de trabalho

Você esteve afastado do mercado de trabalho por muito tempo e agora, depois de passar por um longo processo de seleção, está novamente empregado. Durante pelo menos 3 meses você deve ficar sob observação, em um período de experiência, para finalmente ser efetivado pela empresa. Diante disso, o melhor é mostrar que está disposto a fazer um bom trabalho, ser um bom funcionário.
O primeiro dia é sempre muito importante pois marca o início da difícil tarefa de se adaptar ao ambiente de trabalho, aos companheiros, ao esquema de trabalho dos superiores e, acima de tudo, entender as normas da empresa.

O primeiro dia de emprego

No primeiro dia de trabalho procure levantar um pouco mais cedo do que o habitual. Levante pelo menos 1 hora antes do usual, tome um bom banho, um café reforçado e procure sair bem acordado para a jornada.
Procure analisar bem o percurso para chegar ao trabalho. Não caia em imprevistos como trânsito ou atraso de meios. Isso é quase impossível nas grandes capitais, mas se perceber que qualquer coisa do tipo vá acontecer procure sair mais cedo. Chegar atrasado no primeiro dia de trabalho causa uma má impressão e pode comprometer sua imagem de funcionário.
Ao chegar no ambiente de trabalho procure a pessoa que deverá te guiar apresentando o ambiente, companheiros e as tarefas. Demonstre interesse, mostre que está atento e bem disposto para receber instruções. Não se acanhe caso não tenha entendido o que deve ser feito. Pergunte caso não tenha entendido alguma instrução.
Caso tenha que lidar com contatos telefônicos procure aprender a saudação utilizada por funcionários da empresa. Aprenda a lidar com os ramais para não se perder a transmitir ligações importantes para ramais errados.
Pro-atividade é excelente, mas segure a onda por pelo menos alguns dias. Não tente revolucionar um ambiente de trabalho com inovações logo de início. Lembre-se o que seu chefe espera por um trabalho bem executado, no tempo esperado.
Não mostre antipatia com brincadeiras ou comparações com o funcionário que ocupou sua vaga anteriormente. Em caso de comparação procure se apresentar. Algumas pessoas procuram fazer este tipo de contato porque não houve uma apresentação adequada.
Nas horas de almoço ou intervalo não se isole. Acompanhe outros funcionários da refeição e participe dos assuntos abordados com atenção apenas. Procure não emitir opiniões sobre o que você desconhece. Limite-se a observar bem.
Não eleja inimigos logo de cara. Identifique apenas com que você poderá contar e que não está disposto a oferecer nenhum tipo de ajuda. Há pessoas que não gostam de servir de guia da empresa ou ensinar tarefas e é preciso entender isso, mas sempre existe alguém com vontade de ajudar que está ingressando na empresa.

sábado, 1 de setembro de 2012

Dicas para o dia seguinte a entrevista.


Quando você acaba a entrevista, já dá para ter uma breve ideia de como foi sua atuação e o que esperar deste processo seletivo. Seja sincero com você mesmo e faça uma autoanálise de tudo o que passou:

· Esqueci de mencionar alguma coisa sobre meus conhecimentos que poderiam ter me ajudado?
· Eu falei muito ou pouco? Fiz as intervenções nos momentos certos ou atropelei o entrevistador com perguntas fora de hora?
· Estava agressivo ou defensivo? Em que situações demonstrei esses sentimentos?
         · Falei mal das empresas ou chefes com quem trabalhei?

· Fiquei muito ansioso?
· Quais perguntas tive mais dificuldade em responder?
· Respondi com clareza todas as questões?
· Senti dificuldade em organizar as minhas ideias e expressar-me claramente?
· Em que momento consegui deixar uma boa impressão?
Estas respostas não vão lhe mostrar se você conseguiu ou não a vaga pretendida, mas podem ser um caminho para lhe ajudar a entender onde você errou, pontos que precisam ser melhorados e o que você pode fazer diferente em uma próxima vez.

Mas, de acordo com Luciana Pestana, psicóloga e gerente de RH do Grupo Planus, a melhor maneira de saber se realmente você foi bem no processo é perguntar. "Muitas vezes fazemos uma boa entrevista e temos certeza de termos deixado uma boa impressão, mas ainda assim não somos os selecionados para o preenchimento da vaga. É importante saber que mesmo tendo a experiência profissional exigida, nem sempre possuímos o perfil procurado pelo empregador". Segundo ela, uma maneira de minimizar a ansiedade é perguntar sobre quais são as etapas do processo e qual o procedimento normal de retorno aos candidatos. "Desta forma você sabe até quando ainda poderá estar concorrendo àquela vaga. Normalmente as empresas dão um retorno, mas não existe problema algum em ligar após alguns dias para receber um feedback do processo. É sem dúvida um direito do candidato receber uma resposta quanto à seleção que participou", garante ela.

Mas cuidado: você deve aguardar alguns dias para fazer a ligação. Evite o que os recrutadores chamam de "assédio pós-entrevista", que é ficar ligando todos os dias para saber se a vaga já foi preenchida. Imagine se todos os outros 50 candidatos, que estão competindo com você pela mesma vaga, resolverem ligar no mesmo dia? Coitado do selecionador, né?! "O ideal é você questionar no final da entrevista “O que devo esperar em termos de tempo de resposta deste processo?" O selecionador vai determinar um tempo - dois dias, uma semana ou até mesmo 15 dias. Isso diminui a ansiedade e evita ligações desnecessárias para a empresa", diz Flávio Balestrin, diretor de RH da Microsiga.

Você pode ainda fazer o Check-List da Entrevista, e sanar mais algumas dúvidas sobre um possível resultado do processo. Mas lembre-se: positiva ou negativa, toda experiência é válida e útil para seu aprimoramento pessoal e profissional.

por Camila Micheletti